A Norte. Tailândia.


Desfaço as minhas guerras com as mãos. Com a fragilidade de um pensamento, separo cada fio como se fosse a minha vida. Tenho cinco anos e estou sozinha. Tenho apenas nada e o mundo pela frente. Sem rumo e numa terra vazia, estou entre a tempestade. De pessoas que matam sem duvidar. Separo esse fio e cresço. Fujo de mim, do meu país. Deixo as memórias sem fronteira e o espaço sem ilusão. Tenho quinze anos e estou sozinha. Não tenho vozes que me dêem a mão. Separo o calor. O medo. E as minhas coisas simples. Deixo-os passar nos meus dedos com a suavidade de cada importância. E cresço. Para um lugar que me torne em futuro, em vontade. Separo o último fio. Estou aqui. Sozinha. E sem idade.
As "Long Neck" são refugiadas Birmanesas numa Tailândia que as aceita de braços fechados. A cada gesto cresce-nos o dilema de uma vida. Se não as visitarmos, se não olharmos para os seus anéis de tradição fechada, são obrigadas a voltar ao mundo dos medos mais básicos. Regressam ao que fugiram, às suas guerras, ao país que as matou. Mas, quando as conhecemos, há outro lado. Sem desculpa, sem palavra: não é o retrato que aparece em cada fotografia que lhes tiramos. É a alma a diluir-se sem esperança. Com a fragilidade de um pensamento, pego nuns fios. E desfaço as minhas guerras.

Texto e Fotografia: Clara Faria Piçarra

4 comentários:

La Nostra Italia disse...

Adorei teu blog! Com tantas imagens diferentes e nunca repetitivas desse nosso encantador planeta.

Se me permitir, posso colocar os links dos teus blogs no meu elenco de blogs?

Ja foste ao Brasil?

Amadeu disse...

Dei uma olhada no site do Miguel e de facto tu Escreves e el fotografa. Adoro a tua escrita. Parabens. Deve ter sido uma experiência de encher o espírito essa viagem. Ai ai ai...

bruno cunha disse...

não sabia que tinhas criado 1 blog paralelo ao outro...
tens aqui muito bom material para muitas histórias e/ou crónicas...
ah, e tb belas fotos!
já agora, convidei-te para entrares no blog dos leques...
aceita o convite, vá lá!

ps: regressaste bem a Lisboa?
(sem ar condicionado no carro a coisa deve ser quentinha, no mínimo)

Ana GG disse...

Clara
Vim aqui parar através do "Pulha Garcia". Tenho apenas uma coisa a dizer...QUE INVEJA! Literalmente mas sem sem pinga de maldade.

Ana GG